O CPN e o FC Porto conquistaram, no último domingo, os títulos distritais de I Divisão, no escalão de sub18, em femininos e masculinos, respetivamente, fechando com triunfos a participação na Final ABP – Trust. Os jogos decisivos foram disputados no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, que se apresentou com as bancadas muito bem preenchidas de um público entusiasta.

As raparigas de Ermesinde bateram na final o Maia Basket, por 54-40 (8-12, 18-14, 13-7 e 15-7), num desafio em que Marta Rodrigues registou um quádruplo duplo – 23 pontos, 11 ressaltos, 11 roubos de bola e 17 faltas sofridas!!! – para conduzir a sua equipa à vitória, numa missão em que se entregou juntamente com Ana Alves (16 pts. e 6 res.)

As maiatas deram boa réplica, lideraram até cerca de um minuto para o intervalo, mas as boas prestações de Ana Sobral (11 pts. e 12 ressaltos) e de Sofia Sousa (15 pts.) foram insuficientes para contrariar o favoritismo das contrárias.

Marta Rodrigues, do CPN, foi eleita a MVP Trust. da prova, com uma valorização de 23. O 5 ideal – 3pointshooters, em femininos, foi ainda composto por Mafalda Monteiro (Coimbrões), Sofia Sousa (Maia Basket), Carolina Silva (CPN) e Leonor Paiva (Maia Basket).

Apesar de nunca terem estado a perder, e de terem cavado um fosso importante de nove pontos no primeiro parcial, os jovens dragões não viveram um dia tranquilo no triunfo perante o Vasco da Gama, por 74-64 (25-16, 13-15, 22-21 e 14-12).

A luta das tabelas foi essencial no sucesso do FC Porto, fechando a estatística com um total de 67 ressaltos contra 40. Jorge Silva (9 pts. e 19 res.), Manuel Monteiro (15 pts. e 11 res.), Lourenço Leite (17 pts.) e Yago Carrera – 13 pts. e 13 res., dos quais 11 ofensivos – contornaram as dificuldades impostas pelos rapazes do Parque das Camélias, que contaram com Rodrigo Ferreira (19 pts.) como a principal fonte de inspiração.

Yago Carrera teve uma projeção de 22 valores, tendo atingido o patamar de MVP Trust. Já o 5 ideal – 3pointshooters, em masculinos, também contou com Pedro Oliveira (Guifões), Rodrigo Ferreira (Vasco da Gama), Manuel Monteiro (FC Porto) e Lourenço Leite (FC Porto).