O Imortal, em masculinos, e o Quinta dos Lombos, em femininos, sagraram-se campeões nacionais no escalão de sub18, ao encerrarem no primeiro lugar a fase final da competição, que decorreu em Matosinhos.

O evento que reuniu as oito melhores equipas da categoria (quatro de cada sexo) foi organizado pela Associação de Basquetebol do Porto e contou com os apoios da Câmara Municipal de Matosinhos, Matosinhos Sport e Matosinhos – Capital Europeia do Desporto 2025.

 

Sub18 masculinos

 

Resultados

1.ª Jornada – Pavilhão Municipal de Custóias

Gumirães-Imortal, 80-95

Sporting-Beira-Mar, 95-62

2.ª Jornada – Pavilhão Municipal de Custóias

Imortal-Beira-Mar, 84-78

Gumirães-Sporting, 74-83

3.ª Jornada – Pavilhão Municipal de Custóias

Beira-Mar-Gumirães, 85-66

Sporting-Imortal, 73-81

 

 

Classificação

1.º Imortal, 6 pontos

2.º Sporting, 5 pts.

3.º Beira-Mar, 4 pts.

4.º Gumirães, 3 pts.

 

Jogador Mais Valioso (MVP) – Rodrigo Caires (Sporting)

5 Ideal Masculino – Rodrigo Caires (Sporting), António Sousa (Gumirães), Mwayi Cuinica (Imortal), Simão Cordeniz (Beira-Mar) e Lucas Barreira (Imortal)

 

 

S18 femininos

 

Resultados

1.ª Jornada – Pavilhão Municipal de Guifões

CPN-Sporting, 73-67

Quinta dos Lombos-CLIP, 64-51

2.ª Jornada – Pavilhão Municipal de Custóias

CPN-CLIP, 65-48

Sporting-Quinta dos Lombos, 57-55

3.ª Jornada – Pavilhão Municipal de Custóias

CLIP-Sporting, 70-94

Quinta dos Lombos-CPN, 78-55

 

 

Classificação

1.º Quinta dos Lombos, 5 pontos

2.º Sporting, 5 pts.

3.º CPN, 5 pts.

4.º CLIP, 3 pts

 

Jogadora Mais Valiosa (MVP) – Francisca Teixeira (CPN)

5 Ideal Feminino – Francisca Teixeira (CPN), Maria Marcelino (CLIP), Rita Rodrigues (CPN), Maria Amaro (Sporting) e Maria Silva (Quinta dos Lombos)

O evento foi amplamente elogiado pela Federação Portuguesa de Basquetebol. Miguel Pereira, vice-presidente da FPB, destacou «a excelente organização por parte da AB Porto, como já é recorrente», sublinhando ainda «o ambiente de festa e convívio proporcionado ao reunir as provas masculina e feminina no mesmo contexto competitivo».

 

Por parte da AB Porto, o presidente Manuel Albano enalteceu «o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport para a concretização de um evento de qualidade, especialmente num ano em que Matosinhos é Cidade Europeia do Desporto 2025».

 

Também Paulo Neta, Diretor Técnico da ABP, valorizou a envolvência criada: «Temos orgulho em receber estas fases finais. Procuramos criar um ambiente acolhedor e familiar, que eleva a experiência de atletas, treinadores e famílias, e reforça o papel da ABP nos momentos mais altos do calendário competitivo nacional.»