A ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DO PORTO ESTÁ DE PARABÉNS
CELEBRA 95 ANOS!

Celebrar mais um ano de vida é sempre motivo de gratidão e alegria, sobretudo num contexto e num tempo em que a vida, como a conhecíamos, tem sido colocada à prova, exigindo de todos nós, muitos sacrifícios, resiliência e superação.

É com base neste esforço coletivo que o basquetebol não só tem sobrevivido, como nalguns aspetos, tem melhorado e até crescido – o número de praticantes atuais comparativamente com período homólogo em pré-pandemia – demonstrando uma capacidade de resiliência e inovação dos seus agentes que nos permite a todos olhar para o futuro com otimismo. Neste aspeto, o papel desempenhado pelos clubes é fundamental e extremamente meritório.

Os desafios são enormes – já o eram – e a nossa Associação está consciente das dificuldades, mas também queremos e devemos estar atentos às oportunidades que qualquer crise nos dá para evoluirmos e fazer do basquetebol um lugar melhor.

O elixir da nossa juventude está e estará sempre na promoção da modalidade, fomentando a sua prática nas crianças e jovens, sendo o Minibasquete e o seu crescimento nos clubes, a nossa prioridade. Exemplo disso, é a oportunidade que o programa federativo BASKETART 3X3 representa na promoção e disseminação urbana da modalidade. O empenho tem sido enorme e já tivemos oportunidade de assistir à inauguração do primeiro campo BASKETART em Valongo. E muitos mais virão a seguir, com Paços de Ferreira a ser o próximo município a inaugurar 2 campos no seu parque da cidade. Além destas duas autarquias, já outras manifestaram interesse em serem incluídas no projeto, tais como Matosinhos, Paredes, Porto, VN Gaia, Gondomar, Maia. Muito recentemente foi Santo Tirso, a manifestar interesse em poder construir 1 ou 2 campos na sua cidade desportiva.

Mais atletas exigem naturalmente crescimento sustentado de outras áreas do jogo, como é o caso específico da arbitragem, em que é urgente com o apoio e envolvimento dos clubes fomentar o aumento de juízes. Internamente temos vindo a trabalhar para a melhoria das suas competências, dando formações e fazendo acompanhamento em exercício dos novos juízes. Mas com um número tão reduzido de juízes, não conseguimos cobrir todos os jogos e esse terá de ser sempre o nosso objetivo – que todos os jogos possam ser arbitrados por juízes oficiais. Dessa forma estamos, também, a contribuir para um maior e melhor crescimento dos praticantes e por consequência, dos clubes e da modalidade.

A nossa longevidade, sonhos, vitórias ou derrotas, choros e alegrias, devem-se a todos que decidiram fazer desta paixão a sua vida, pelo que, este aniversário é de todos que hoje e sempre fizeram do basquetebol a sua família.

Viva a ABP! Viva o Basquetebol